quarta-feira, 12 de maio de 2010

Artigo - Pudores e despudores

Diziam os Sábios que haveríamos de ter cuidado com as Leis, não pelo simples fato de temê-las. Mais pelo fato de fazê-las, pois quanto mais leis existissem, é sinal claro que mais corrompida era a sociedade. Debate que infernizou os positivistas, mas se partirmos por ai, meu Deus, estamos muito mal, pois nas três esferas de poder de nossa federação já devemos passar do milhão de leis, a começar por nossa Constituição que, de tão extensa, é mais fácil entender toda a Bíblia.

Confesso que nunca descobri quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha. Não sei mais, também, quem pariu ou continua a parir quem. Se a moral é a mãe da lei ou filha dela, amante, teúda ou manteúda. Sei lá o quê. Chegamos ao ponto de ter que criar um monte de Leis para cuidar justamente de quem teria por dever cuidar para manter a Lei.

Se Salomão fosse vivo não mais seria lembrado como sábio, pois hoje há mães capazes de permitir que se parta uma criança ao meio, mas com certeza estaria às voltas com a lei pelo plágio que fez dos Cânticos dos Cânticos. Hoje nos cercamos tão velozmente de leis, ao mesmo passo em que velozmente perdemos o senso.

A velha e decantada religião, sempre o bastião da moralidade das civilizações, em grande parte agora é mercadológica. Tem que ser vigiada em sua espoliação ao individuo, superou a visão opiácea de Marx. Xii, até nessa área ele perdeu para Adam Smith. Hoje é VQP, vale quanto pesa, vale quantos tens de rebanhos. No troca-troca da mais valia política, não vale mais o tamanho ou suntuosidade do púlpito, mas sim quantos se postam diante dele.

Se Cristo vivesse, andaria cercado de seguranças, pois vá hoje expulsar vendilhões do templo pra ver o que dá, negociaria com os políticos, policias, milícias. Se fosse andar sobre o mar, escorregaria na lama podre da Bahia da Guanabara. Se fosse multiplicar os peixes, veria o tamanho da fome do Leão do Imposto de Renda.

Ah, como estou velho. Lembro de minha professora ao explicar a Guerra do Paraguai, que enchia o peito ao repetir a frase, que teria sido dita por Caxias: “sigam-me os que forem Brasileiros”. Ah, meu amigo. Se formos ver a historia nua e crua, creio que deve ter sido dito: “sigam-me os que quiserem saquear primeiro”. E o grito de independência ou morte, creio ter sido: “que bela terra, merecia melhor sorte”. Um velho dito espanhol está na ordem do dia: “quanto tienes, quanto vales, se nada tienes, nada vales”. Pudor é o que mesmo?

Luis Carlos Romazzini

Um comentário:

Rebecca Maravilha disse...

Se Cristo vivesse, andaria cercado de seguranças, pois vá hoje expulsar vendilhões do templo pra ver o que dá, negociaria com os políticos, policias, milícias. Se fosse andar sobre o mar, escorregaria na lama podre da Bahia da Guanabara. Se fosse multiplicar os peixes, veria o tamanho da fome do Leão do Imposto de Renda.
"
Se Cristo viesse com a certeza que virá amigo , jamais necessitaria de guardar pois isso Ele já é... e não esqueça Ele vive e bem vivo e agora mesmo Ele está ai do seu lado, e não substime a ausência dEle e nem o poder que ele poderá de tar... desde se andar na justiça de DEUS e a dos homens com a coragem de Davi... por favor leia a bíblia mas com discernimento do Espírito Santo e você entenderá. o Que Deus quer de você dentro da nossa prefeitura.

Postar um comentário