quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Artigo - Para onde vamos?

Nada é mais cruel neste país do que o “emburrecimento” a que estamos condenando a geração atual de jovens e crianças do Estado de São Paulo. Pode parecer perseguição ao atual governo estadual, mas os fatos é que me perseguem, de sorte que já estou perdendo as esperanças, diante do imobilismo social e institucional.

Na última segunda feira, dia de audiência de apresentação de mais um menor infrator, dos muitos que perambulam pelas ruas de Vicente de Carvalho e Guarujá e, mais uma vez, a mesma história: 15 anos de idade, escolaridade na sexta série que abandonou este ano, que morava sozinho após a morte da avó, que mal sabe copiar o nome, que a mãe reluta em entrar para a audiência, pois está passando mal e não queria ver o filho naquela situação.

Para cada uma das perguntas da Juíza, respostas lacônicas: que não sabia o por que estava ali, que não se lembra mais do que disse. Um jovem mirrado, com pouco mais de um metro e quarenta de altura, um verdadeiro e real retrato fiel da falência de tudo, da família, da escola, do Conselho Tutelar e do Ministério Público.

Explico. O jovem morava com a avó. Uma vez morta, não se têm notícias da mãe. Daí ausentou-se da escola, e também não há notícias sobre as providências que a direção deveria tomar, entre as quais a comunicação ao Conselho Tutelar. Cadê o Conselho Tutelar, que diante do caso poderia comunicar ao Ministério Público, pois há o inequívoco abandono intelectual. Enfim, todos falharam. Uma quase criança, com uma arma na mão, em companhia de um terceiro que aterroriza a balconista, que lhe entrega uma porção de celulares. A polícia prende, aí todos estão às voltas com suas próprias incompetências.

Mas, a tarde era longa. A juíza me pede e fico para a nova audiência. Agora são dois menores e tenho como companheiro um grande amigo, Dr. Valdemir, experimentado Advogado Criminalista. O menor “A” não sabia a data do aniversário. Tem 17 anos de idade e ficou na escola até a sexta série. Com 14 anos, abandonou tudo, não sabe ler nem escrever. A mãe diz que tentou de tudo, mas ele não aprendia e disse mais: que o Conselho Tutelar lhe disse “que não podia fazer nada”. “A” assume todas as condutas e inocenta “L”. Percebe-se um leve sorriso nos lábios da mãe de “L”.

“L”entra firme, olhar gélido e, diante das perguntas da Juíza, assume culpa em tudo. Participou, estava no local, iria dividir a “res furtiva”, o produto do furto. Todos se entreolham, a mãe de “L” não entende nada. Despedimo-nos, no longo corredor, e meu colega Valdemir parecia frustrado como cidadão. Eu, muito pior, pois triplamente frustrado. Como cidadão, professor e vereador.

Existem perdas que nos doem muito mais. Quis a vida que eu fosse professor e advogado, enquanto o destino levou-me ao cargo de vereador. É muito triste para um professor ver que da falência da educação brota o criminoso, o menor infrator. Mas, o pior mesmo é ver um jovem que freqüentou por sete anos os bancos escolares, e não sabe ler e escrever, tornar-se um punguista a atacar turistas. É um fato grave, condenável e punível, mas e a omissão dos poderes públicos, como fica?

Por certo, continuarão a mascarar números e mais números, estatísticas frias e mentirosas que são usadas nos programas eleitorais, também mentirosos. E a sociedade? Ah, esta segue seu destino de avestruz, a se espantar diante dos frios canos das armas que lhes são apontadas e que não são, nem de longe, igual à frieza com a qual encaramos e conviemos com as desgraças de cada dia.
Luis Carlos Romazzini

Um comentário:

Renilma disse...

É realmente triste profº, mas nunca devemos perder a fé que as coisas podem mudar...Tem sempre alguém no poder que quer um mundo melhor e diferente, não apenas para si, mas sobretudo pata todos.

Postar um comentário