segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Mensagens sobre Romazzini

Tamanho de uma dor 
Romazzini sendo velado por sua mãe na Câmara
de Aparecida do Taboado, em Mato Grosso do Sul

O velho provérbio diz que uma imagem vale mil palavras? Por isso deve-se concluir que nesta sociedade atual, a realidade é mesmo essa, uma imagem vale mais que mil palavras.

Dada a evolução tecnológica das últimas décadas, onde criar imagens se faz num piscar de olhos, como o abrir e fechar de um “diafragma” e tudo pode ser criado para em determinados casos iludir o nosso maravilhoso sistema óptico.

A imagem acima por mais fria que possa parecer retrata o momento sem nenhum truque, não precisaria de nenhuma legenda para o seu entendimento, pois ela fala por si só. Impossível mensurar o tamanho da dor da mãe, seu rebento teve sua vida ceifada de forma covarde e vil, e da concluir que nem mil palavras seriam capaz de explicar o que passa por dentro de seu ser.

Para todas as doenças existem remédios, que curam ou amenizam a dor. Para a dor do amor, só o tempo, a sua vontade de viver. ‘A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.

Daí a necessidade de escrever essas poucas linhas e aclarar a todos que o provérbio acima não cabe , por mais que num primeiro momento quando a informação chegou a essa mãe, e por essas coincidências maravilhosas da vida tem o nome de BENVINDA, abalando-a fortemente pois seu filho partiu invertendo a ordem natural dos acontecimentos.

O que todos presenciaram foi uma mulher extremamente forte, consoladora, buscando forças não se sabe onde, mesmo com o coração sangrando e acima de tudo sendo um porto seguro para os inúmeros familiares nesse momento em que enorme tempestade chegou sem avisar.

Um dia, todo mundo tem que atravessar por desertos. Neste momento, o ser humano descobre o que são fardos. Os fortes encontram a escada que os fará subir, enquanto os fracos se perdem em lamentações, buscando culpados. Hoje o deserto se faz presente, não importa, pois em algum canto dele você encontrará um oásis. Oásis são os amigos que não nos abandonam. São aquelas pessoas (des) conhecidas que se preocupam com o próximo. É a fé que todos possuem e renova a esperança.

A poeira vai baixar, a tempestade vai passar e, depois de tudo, o Sol, como sempre faz, vai brilhar para você, pois
“Ainda há muito o que plantar nessa vida...”
A luta continua companheiro.
Emanuel Bento
***

Pérolas de Romazzini

Antes de tudo, sinceramente, não acredito em investigação policial que busca apenas suspeitos. Todos que já estudaram procedimentos policiais, bem sabe que nenhuma linha da investigação deve ser descartada, por mais absurda que seja.

Bom! Mas o que me resta é torcer para que realmente, encontrem quem praticou tamanha covardia contra o serelepe vereador do PT.

Em sua homenagem, não podia deixar de registrar dois episódios hilários, deste que, indiscutivelmente, foi o melhor Vereador da Ilha de Santo Amaro, de todos os tempos.

Evidente que, a questão do silêncio dos cachorros que não latiram, na noite de crime chama muita atenção, porém o que ninguém sabe é que trata-se de dois vira latas que atendem pelo nome de Farid e Antonieta.

Vejam só! Somente Romazzini poderia colocar tais nomes em seus cachorros e, tenho a certeza que ele (Romazzini), jamais esperou proteção de Farid e Antonieta. Evidentemente que estou falando dos animais.

Outra que é demais vem de seu grande amigo Paulo Piasenti. Mesmo internado, Paulo nos confidenciou que quando Romazzini foi visitá-lo, lá pelas tantas, tocou o telefone, era sua esposa Juliana, chorando copiosamente, informa que ao afastar o carro da garagem tinha matado um gato, daí em diante seguiu um diálogo inesperado:
- Tá Ju... (impaciente)
- Tá Ju... (nervoso)
- Estou no hospital com o Paulo! Para de chorar Ju... Pare de chorar Ju.. Deixa eu conversar com o Paulo Ju. (exasperado)

Ele desliga o telefone e com ligeireza de pensamento que lhe era peculiar, instantaneamente retornou a ligação.

- Ju!! Já te falei. Para de chorar e acende uma velinha e reza um terço para gato. Gato é gente como a gente e também é filho de Deus. Beijos e tchau. (aliviado por ter resolvido problema)

Enfim, este era Romazzini, imprevisível, incisivo, humano, religioso, cômico por vezes, mas acima de tudo um ser humano extraordinário.
Wagner Santos
***
Lamentável crime

Nós comunistas do PCB acreditamos que é preciso intensa mobilização afim de combater o banditismo que há anos é regra para se fazer política no Guarujá. Apontamos para criação de um amplo movimento que exija justiça.
Odair Dias

NOTA DA REDAÇÃO
Recebemos várias manifestações de leitores, a respeito da morte brutal de Luis Carlos Romazzini, inclusive de representantes do parlamento, como a senadora eleita Martha Suplicy e o senador Aloísio Mercadante, às quais reproduziremos na medida do possível.

***
Ao encontro da paz merecida

Guarujá veste luto, morreu Luis Carlos Romazzini. Cumpriu-se inapelavelmente a inexorável trajetória da condição humana em sua caminhada terrena: viver, lutar, morrer. Romazzini cumpriu estas três etapas com altruísmo. Viveu com dignidade, lutou com as armas que dispunha e agora devolve sua alma generosa para Deus. Já se passaram vários dias do nosso último encontro, precisamente na Câmara Municipal da nossa cidade quando da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde, a qual sempre comparecia. Com sua personalidade marcante, a todos impressionava com o seu linguajar inconfundível.

A inquietação sempre foi o seu traço característico. Conviver e ter sido respeitado por ele foi para mim um verdadeiro privilégio, assim como sempre o respeitei pela figura humana que foi. Lugares políticos onde não existam homens como este ou outros homônimos em espiritualidade e inteligência, podem estar condenados a estagnação, ao retrocesso ou ao desaparecimento. Guarujá lhe deve muito, principalmente por tudo que fez pelos mais necessitados. Se a grandeza do homem dependesse do dominar, ela seria acessível a poucos porque poucos podem dominar mas, como ela depende do servir e principalmente com espontaneidade, todos podem alcançar a grandeza que Romazzini alcançou porque não existe um único homem sobre a Terra que não possa servir. “Se algum dentre vós quiser ser grande, seja o servidor de todos.” Para mim você foi grande porque serviu espontaneamente. O vazio deixado por ele com sua voz clara, viva e cristalina, jamais será preenchida na história política de Guarujá. Peço a todos que saibam rezar que orem por ele.

Sua recompensa chegou prematuramente. Que o Céu te receba pelo que fizeste aqui na Terra principalmente aos mais humildes e necessitados. Vá em paz, seu espírito tem virtudes suficientes que o credenciam para também habitar uma das muitas moradias do Pai, e que Deus, na sua infinita misericórdia lhe conceda a paz eterna que tanto merece.
Augusto Bustamante é médico e Membro Titular da Sociedade Brasileira e Latino Americana de Ortopedia e Traumatologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário